A base da nossa fé está na aceitação da veracidade da Bíblia como a palavra de Deus. É na Bíblia que encontramos o caminho da salvação e da vida eterna (II Tm 3.15).
Há
dois ensinos importantes na Palavra de Deus que estão diretamente ligados:
aquilo que devemos crer para salvação, ou seja, o que o homem deve crer acerca
de Deus, e a fé que fundamenta a nossa nova vida em Cristo, isto é, aquilo que
Deus requer do homem.
Quanto
a crer acerca de Deus ou para a salvação, é preciso entender, primeiramente, a
essência da fé salvadora. Conforme o ensino bíblico, crer para a salvação
inclui três partes:
a)
estar persuadido da verdade: ter a convicção de que a Bíblia é a verdade;
b)
aceitar a verdade: reconhecer que a Bíblia é a verdade que vem da parte de
Deus;
c)
ter confiança na verdade: entregar-se a ela vivendo de acordo com o seu ensino.
É
digno de nota que satanás atende aos dois primeiros requisitos do ato de crer,
isto é, reconhece que a Bíblia é a verdade e que ela vem da parte de Deus.
Porém, ele não se submeter a ela. Isso significa que não adianta aceitar a
Bíblia como palavra de Deus e não se submeter a ela vivendo, conforme o seu
ensino (Tg 2.19).
Sendo
assim, devemos compreender, aceitar e confiar que Jesus Cristo morreu na cruz
do Calvário para pagar a penalidade do nosso pecado. Esta fé que é dom de Deus
(Ef 2.8, 9) está relacionada ao novo nascimento em Cristo e faz diferença
quanto ao lugar que vamos passar a eternidade, no céu ou no inferno.
Após crermos para a salvação ou sermos
regenerados por Deus por meio da fé salvadora em Jesus Cristo, precisamos saber
o ele requer de nós. É por isso que o conteúdo da nossa fé, a nossa teologia,
também é muito importante.
Infelizmente,
há muitos que afirmam que o importante é Cristo e a teologia não interessa. Ao
afirmarem isso, já estão adotando uma teologia para si. Ao dizerem dessa forma,
baseiam a sua teologia em pressupostos do seu próprio coração e na sua
experiência de vida.
Nós
baseamos a nossa fé, a nossa teologia, na herança reformada fundamentada na
depravação total homem (o homem é totalmente pecador), na eleição incondicional
de Deus (Deus nos elege baseado em sua graça e não no mérito humano), na
expiação limitada (Jesus morreu somente pela sua igreja ou apenas pelos eleitos
de Deus), na graça eficaz (o Espírito Santo aplica eficazmente a salvação de
Cristo no coração dos eleitos) e na perseverança dos santos (Deus guardará os
seus até o fim e os conduzirá à glória celeste).
Portanto,
sugerir que aquilo que cremos não é importante é um grande perigo que abre as
portas da Igreja para heresias e “revelações” fora da Palavra de Deus.
Atualmente,
muitas igrejas presbiterianas perderam a sua identidade reformada porque
desprezaram os símbolos de fé como a Confissão de Fé, o Catecismo Maior e o
Breve Catecismo, que estamos estudando.
Isso
tem gerado cristãos imaturos, incapazes de colocar em prática os ensinos
bíblicos e sempre dependentes do “leitinho espiritual” quando deveriam tomar
alimento sólido (Hb 5.11-14).
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